Quando o Karate foi criado pelos moradores de Okinawa, a questão era de vida ou morte. Eles não podiam andar armados e contavam apenas com a suas habilidades para sobreviver. Enfim, seja no passado ou, no presente esta Arte Marcial cumpre com seu objetivo que é o de preservar a integridade física de seus praticantes.
O Karate é uma atividade aeróbica, que trabalha da cabeça até os dedos dos pés resultando em definição muscular e melhora no preparo físico.
O coração é um músculo e como tal, precisa ser exercitado para manter seu pleno funcionamento. A prática do Karate proporciona o bombeamento eficiente do sangue e o transporte do oxigênio para o corpo todo. Além, do desenvolvimento da parte respiratória, pois, temos exercícios específicos para estes fins resultando na melhora do funcionamento do organismo e consequentemente, proporcionando mais energia e disposição ao praticante.
O treino constante do Karate visa, a execução dos movimentos de maneira eficiente e precisa. A prática dos Katas estimula a melhora da coordenação pois, nele, estão contidas as técnicas mais profundas deste esporte: saltos, chutes, ataques/defesas, transições de alto grau de dificuldade, bases diversas! Após aprender muito bem o fundamento, os alunos passam a praticar essas técnicas em um oponente real, melhorando assim seu reflexo, aplicação e habilidade.
É preciso estar 100% atento a todos os detalhes durante o treinamento: Posicionamento correto dos pés, joelhos, quadril, coluna, contração e descontração dos ombros, flexão e extensão das pernas, respiração, kiai e etc, Este processo estimula o aumento da concentração, visto que, o aluno precisa estar focado em todo o processo para que consiga alcançar a técnica perfeita!
Uma parte importante dos treinos de Karate é se movimentar de forma correta, com a postura firme e ereta. Com a atenção voltadas a este itens, o aluno acaba melhorando naturalmente sua postura.
Conforme evoluímos na prática do Karate e começamos a executar os movimentos com perfeição, criamos um estímulo que faz crescer a nossa autoconfiança e com ela, melhorando nossa autoestima.
Nos desafios diários em cada treino, seja na realização de um exame de graduação ou, na pressão de participar de um torneio, tudo isso são testes que exigem o máximo de cada praticante de Karate. A disciplina e a persistência doutrinam nosso corpo e nosso espírito para que tenhamos controle sobre nossas emoções e nossos pensamentos.
Cremos que a disciplina esteja ligada a organização, nossos alunos sabem onde ficam os calçados, as garrafinhas de água, mochila e equipamentos de treino. Após o uso, são guardados em seus devidos lugares. Pois, a organização não apenas economiza tempo, mas também reduz o estresse e permite transformar dias compridos em dias cumpridos com sucesso. A organização pessoal pode ser definida como o processo de gerenciar e priorizar tarefas, metas e responsabilidades pessoais e profissionais de forma eficiente e eficaz.
Ao ser promovido de graduação torna-se como um irmão mais velho com a missão de ajudar os mais novos. Com isso, aprende a forma de transmitir, e ensinar pelo exemplo e também a psicologia para orientar alunos com potenciais e dificuldades distintas.
Ajuda na Ansiedade e Depressão
A carga de adrenalina e de energia investida na prática do Karate ajuda a deixar as emoções ruins se esvaírem pois, nos treinamentos liberamos endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Não há uma forma fácil de aprender Karate. Cada treino é mais um passo e as técnicas são dominadas pela repetição. Mas cada evolução, cada novo kata aprendido, cada desafio ultrapassado traz o sentimento de satisfação, de querer ir mais longe. Ser um karateca é cultivar o espírito de guerreiro.
Karate não é só um desporto. É um caminho trilhado para a vida, uma busca constante do indivíduo de ser melhor para si mesmo e para a comunidade. E esses valores, são ensinados dentro do Dojô para que sejam aplicados também fora dele. Aprende-se a importância de respeitar os colegas, de ouvir os veteranos, ser pontual e dedicado. Esta é nossa filosofia, e os nossos valores estão embasados na: Justiça, Coragem, Compaixão, Cortesia, Sinceridade, Honra e Lealdade.